Separamos essas dicas para você montar seu ambiente de trabalho em casa e fazer suas atividades com conforto e disposição
O trabalho remoto existe faz tempo, mas no último ano aumentou significativamente o número de pessoas atuando na modalidade home office. Por isso, o ambiente de trabalho em casa ganhou importância. Se antes você usava qualquer cantinho, a mesa e a cadeira que tinha à disposição e, às vezes, até o sofá, para aqueles compromissos de profissionais que precisavam ser resolvidos na sua residência ou para os estudos. Agora, isso já não é mais tão viável, porque as longas horas de trabalho em casa passaram a gerar desconforto.
Então, as pessoas começaram a pensar mais na organização do espaço de trabalho, nos móveis de escritório, cadeiras ergonômicas, mesas confortáveis e decoração para home office. Para ajudar quem ainda está em fase de adaptação, ou começou a perceber que não é mais possível ficar no improviso. Separamos algumas dicas, veja quais são elas.
Escolha o espaço mais adequado
O primeiro passo na organização do home office é a escolha do espaço mais adequado. Em diversas casas não há muitas alternativas. De qualquer forma, dê preferência a cômodos com boa iluminação natural, sem luz solar direta. Se for esse o caso, escolha cortinas para os horários de maior incidência.
Prefira espaços bem arejados e com tomadas disponíveis para os dispositivos eletrônicos, sem precisar ficar espalhando fios por todo o ambiente. Verifique se o local escolhido é propício à concentração, sem muito barulho externo ou pessoas passando o tempo todo, se você não for a única pessoa que mora na casa.
Móveis essenciais para trabalhar com qualidade
Os móveis essenciais do home office são mesa de tamanho adequado e cadeira confortável. Ergonomia é a palavra da vez. Não basta escolher móveis bonitos, eles precisam ter as características para que você mantenha uma postura correta, tenha apoio para as costas e, dessa forma, mantenha a saúde física e emocional durante o trabalho remoto.
A mesa precisa ter a altura adequada para que você consiga trabalhar com os braços ao longo do corpo e os antebraços dobrados em ângulo de 90 graus. O monitor deve ficar na altura dos olhos, de forma que você não tenha que se inclinar para conseguir enxergar bem. Se isso não for possível, devido à altura da mesa, use um suporte para o monitor ou laptop. A largura e profundidade da mesa deve ser adequada para o material que você precisa ter à disposição durante o trabalho.
A cadeira deve ser estofada com material de densidade adequada para o seu tamanho e peso, a altura deve permitir que seus pés toquem o chão e os joelhos fiquem dobrados em ângulo de 90 graus. Além disso, precisa ter apoio para as costas, preencher o espaço da lombar e, se tiver braços, devem ser reguláveis. Cadeiras de rodinha são as mais indicadas.
Aproveitar e organizar o espaço
Escolher itens que ajudem na organização do ambiente é um passo fundamental. Trabalhar em um espaço em ordem faz com que você se sinta melhor, estimula a concentração e favorece o bem-estar. Por isso, escolha armários, estantes ou gaveteiros, para guardar seus materiais e documentos de escritório.
Para espaços pequenos, prateleiras e armários suspensos são uma boa alternativa. Assim você mantém o espaço de circulação livre, mas garante um lugar para todo o material de escritório e outras coisas de casa também.
Decoração
A decoração é uma parte importante da organização do espaço de trabalho, por fazer com que você sinta conforto e acolhimento. As cores escolhidas podem afetar o humor, acalmar, provocar sonolência ou agitação. Tons neutros e amadeirados são os mais indicados para quem precisa de concentração, já o amarelo é conhecido por estimular a criatividade. Uma boa alternativa é apostar em cores sóbrias para o ambiente e brincar com as cores em elementos decorativos, que podem ser alterados com maior facilidade.
Mas tome cuidado para não abusar na decoração, muitos elementos podem deixar o ambiente carregado e provocar distração. As plantas são uma boa escolha, por darem mais vida ao ambiente, elas refrescam e purificam o ar, além de ajudarem a reduzir o estresse. Você pode optar por plantas maiores com vaso no chão, por plantas pequenas sobre a mesa ou por vasos suspensos.
O espaço é seu
Por fim, o importante é que além do conforto e das condições mínimas para manter a sua saúde durante o trabalho home office, você sinta que aquele é o seu espaço. Então, pense nas coisas que você gosta e fazem você se sentir bem.
A escolha dos móveis para escritório é uma parte essencial, porque eles vão permitir uma postura de trabalho adequada, além de influenciarem no visual do ambiente. A Tecnoflex tem várias opções bonitas e funcionais. Acesse nosso site e confira.