O home office apresenta uma série de desafios e essa rotina pode ter muito mais qualidade com o mobiliário adequado
Trabalhar em casa parece uma alternativa muito positiva. Menos tempo no trânsito, melhor aproveitamento do dia, sem barulhos do escritório e o conforto do lar. Mas, parece que não tem sido assim para muitas pessoas. O home office pode se tornar um pesadelo durante a pandemia, quando uma série de outras questões precisa ser administrada. Além da relação com as pessoas da casa, administrar a rotina dos filhos, que muitas vezes não podem ir à escola, e a falta de limites entre horário de trabalho e lazer, existe ainda a questão do espaço pessoal e de trabalho.
Nesse sentido, muitas pessoas começaram a adaptar os cômodos das suas moradias para criar um escritório. Com o passar do tempo, também começou a ganhar destaque a busca por imóveis que já tivessem espaço para acolher as diferentes atividades da nova rotina: exercícios físicos, convívio com a família, estudo e trabalho. Além da planta da casa, é preciso considerar também a escolha do mobiliário, para tornar essa vivência mais positiva.
Mobiliário para home office
Trabalhar na cama ou no sofá pode parecer tentador. Ocupar a mesa da cozinha ou a da sala talvez seja uma solução temporária. Mas depois de passar longas horas trabalhando nessas condições, o corpo começa a dar indícios de que isso não é ideal. Por isso, é importante escolher os móveis para o escritório de forma assertiva.
A mesa, onde se passa a maior parte do dia, precisa oferecer conforto, com uma altura adequada para o correto posicionamento dos braços (ao longo do corpo com uma relação de 90° entre braço e antebraço) e costas (eretas). Muitas vezes, pode ser identificada a necessidade de elevar o monitor, para que ele fique na altura dos olhos. No caso de notebook, uma boa opção é utilizar um teclado externo, para assim manter a boa postura.
A cadeira precisa oferecer um bom suporte para as costas, altura adequada em relação ao chão (manter as pernas dobradas em ângulo de 90°) e também à mesa. Quando for a uma loja, experimente e avalie os móveis em conjunto. Se optar pela compra on-line confira a altura e largura indicadas no site, meça o espaço disponível em casa e veja se ficará adequado também para a sua estatura.
Confira também as nossas dicas para montar o escritório em casa.
Espaços híbridos
Muitas vezes não é possível destinar um ambiente exclusivamente para o trabalho. Nesses casos, a escolha dos móveis deve considerar ainda mais o espaço disponível para não deixar a casa abarrotada. Além disso, é possível optar por mobiliário híbrido, que assume funções diferentes e otimiza a ocupação do lugar. Essas peças podem ter um uso durante o período de trabalho e outro no momento de lazer.
Outra alternativa para quem tem que compartilhar um mesmo ambiente com diferentes atividades é optar por itens mais elegantes ou decorativos, que conversem com a identidade escolhida para o cômodo. Assim, é possível ter uma mesa adequada para o trabalho, mas que não destoa do ambiente.
Pensando nessas novas e variadas necessidades, a Tecnoflex criou linhas de mobiliário que oferecem conforto e se adequam a diferentes exigências. Confira o nosso catálogo completo.